Ambiental

Em 2008 a ASSOCIAÇÃO JOÃO DE BARRO foi fundada com o objetivo de conscientizar a população de Itu sobre a preocupação com o meio ambiente. Entendemos que não existe desenvolvimento sem futuro, e por isso trabalhamos com os projetos socioambientais para auxiliar a população de Itu a minimizar as agressões ao meio ambiente e garantir um futuro ao planeta.

“PEQUENAS AÇÕES TRANSFORMAM UM CIDADÃO!”

RECICLAGEM DE ÓLEO

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Este consumo corresponde ao consumo de uma pessoa durante 14 anos (SABESP 2008).

A JOÃO DE BARRO arrecada o óleo de cozinha usado em estabelecimentos comerciais e residências, a fim de minimizar o impacto deste resíduo em nossos esgotos e destinar o óleo a reciclagem correta, transformando-o em biodiesel.

RECICLAGEM DE LATAS

Ao contrário de outros materiais, o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento.

Para se reciclar uma tonelada de alumínio, é gasto somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. Para se ter uma ideia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

LIXO ELETRÔNICO

Ao olhar um computador, um celular e outros equipamentos externamente não temos a noção da diversidade de materiais que ele contém, inclusive vários materiais nobres (ouro, platina, etc.) e que acabam indo parar no lixo, podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados.

Para minimizar o impacto ambiental algumas empresas trabalham com a coleta destes equipamentos e seleciona os materiais que podem ser reutilizados, que em média corresponde a 94%, e os repassam para empresas de tecnologia. Os resíduos não aproveitados são reciclados para matéria prima com outras finalidades, como por exemplo o monitor de um computador que pode ser transformado em piso.

PARCERIA S.O. S MATA ATLÂNTICA

Em parceria com a S.O. S Mata Atlântica a ONG João de Barro mobiliza seus alunos e sociedade do entorno da ONG a participarem do projeto “OBSERVANDO OS RIOS”, que possibilita a avaliação dos rios através de parâmetros determinados.  A análise dos resultados compõe o relatório: “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, amplamente divulgado anualmente, em geral no Dia Mundial da Água.