Social

ASSESSORIA JURÍDICA

A ASSOCIAÇÃO JOÃO DE BARRO atende em sua sede a orientação jurídica gratuita para o público de classe média baixa da população de Itu.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO

Em parceria com o CIEE a ASSOCIAÇÃO JOÃO DE BARRO, é um ponto de coleta de cadastros para que os jovens possam se cadastrar no programa CIEE que oferece vagas para estágios e menor aprendiz. Criando oportunidade para a inserção no mercado de trabalho.

Além desta parceria a própria ONG recebe currículos e os direciona as agências de empregos cadastradas.

INCLUSÃO DIGITAL

A inclusão digital deve ser vista como um caminho de grande relevância para a INCLUSÃO SOCIAL. Uma pessoa integrada com o universo digital terá condições de adquirir novas práticas associadas à busca e a construção do conhecimento, ampliando as possibilidades de sua integração.

O projeto de Inclusão digital atende hoje em média 80 alunos por ano, e possibilita a essas pessoas a oportunidade de integração com novas ferramentas digitais que podem facilitar o seu dia como na busca de alguma informação, assim como melhorar a integração em família e amigos através das mídias sociais ou aplicativos de celular.

LIBRAS

A integração social de surdos nas escolas públicas tem acontecido de forma cada vez mais expressiva nos últimos tempos, porém, poucos educadores estão preparados para receberem estes alunos especiais.

Pensando nisto a ONG JOÃO DE BARRO oferece curso de libras gratuito, aos interessados em aprender uma nova língua e fortalecer a Inclusão Social dentro das escolas.

 “O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA.” (desconhecido)

VOLUNTÁRIADO

Uma pesquisa realizada em 2016, pela universidade americana Johns Hopkins aponta que o voluntariado é importante na superação de obstáculos e auxiliar a superar a exclusão social, visto que ações voluntárias promovem o aumento de sentimento próprio, bem como ajuda no desenvolvimento de vocações e outras habilidades. Fontes: GIFE e PNUDBrasil)

Na maioria das vezes o voluntário percebe que ao doar um pouco de seu tempo para auxiliar um problema social de seu entorno, ele percebe que esta ajudando a si próprio, pois os benefícios e impactos emocionais e educativos causados no decorrer do processo, são percebidos em sua mudança de vida.

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

Franz Kafka